A exposição de fotografia ‘Caminho das Artes’ foi inaugurada oficialmente ao final da tarde de segunda-feira, 26 de agosto, no centro histórico de Santarém. Trata-se de uma grande mostra de rua temática que integra a programação do Verão in.Str desde as primeiras edições, apresentando um diferente mote a cada ano.
A edição deste Verão, é totalmente dedicada a recordar e a mostrar uma retrospetiva das imagens dos festejos das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, organizadas pelo Município de Santarém. Conta com 50 quadros de grandes dimensões, distribuídos ao longo da Rua Serpa Pinto e da Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha), onde se encontram afixados em algumas das varandas situadas nos primeiros pisos dos edifícios onde se obteve autorização. Pode ser visitada até ao final do próximo mês de Novembro.
A autoria das imagens pertence aos profissionais de comunicação ao serviço da autarquia que acompanharam ao longo de várias semanas dezenas de eventos realizados na cidade e nas vilas e freguesias que integram o Concelho, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que se estenderam entre os dias 3 e 27 de Abril. Entre milhares de imagens, foi feita uma primeira seleção de três centenas de fotos, de onde saíram as 50 imagens agora expostas que retratam uma pequena amostra dos inúmeros eventos, desde espetáculos musicais, recriações de momentos históricos, peças de teatro, cinema, conferências e encontros de memórias, arte urbana, apresentações de livros ou exposições subordinadas ao tema dos 50 anos passados sobre o golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, festejados ao longo de todo este ano.
Organizada pelo Município de Santarém, através da Divisão de Cultura, Património Cultural e Turismo, a exposição faz parte da programação da edição de 2024 do Verão in.Str, um evento que comemora com esta edição 10 anos de existência, ocupando os três meses de Verão, e que já foi distinguido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo com o Prémio de Melhor Evento Turístico. A decorrer entre 21 de junho e 22 de Setembro próximo, o in.Str inclui dezenas de eventos realizados no planalto escalabitano, sobretudo no centro histórico de Santarém. Tem igualmente levado diversas ações até às novas urbanizações que cresceram em redor da cidade e às freguesias e vilas existentes na área do Concelho.
De recordar que em anos anteriores, as diferentes edições da exposição ‘Caminho das Artes’, que transformaram parte do centro histórico numa galeria de arte a céu aberto, reuniram, sobretudo, obras de fotógrafos amadores que, na sua maioria, tiveram com esta mostra a primeira oportunidade de exporem os seus trabalhos e exibirem o resultado de muitas horas passadas em busca da melhor imagem. A experiência que agora se repete, incluiu antes exposições com temas tão diversificados como ‘Portas e janelas da minha cidade, mostrando pormenores de edifícios localizadas no centro histórico de Santarém; ‘Ribatejo’, com imagens que retratavam a natureza e o património histórico e etnográfico da região ou a peculiar cultura avieira, desenvolvida ao longo das margens do rio Tejo.