
A Biblioteca Municipal de Rio Maior recebe, de hoje a 31 de janeiro, a exposição itinerante “100 Anos de Futebol no Ribatejo”, iniciativa inserida no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da Associação de Futebol de Santarém (AFS) e apoiada pelo Município de de Rio Maior.
A inauguração teve lugar ao final da tarde desta segunda-feira, 13 de janeiro, e nela marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santa Dias, o Vice-Presidente, João Lopes Candoso, os Vereadores Miguel Santos, Leonor Fragoso, Miguel Paulo e Susana Gaspar, o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, João Rebocho, o Diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Nuno Pimenta, o Vice-Presidente da AFS, Daniel Santos e o jornalista Joaquim Duarte, autor do livro do centenário da AFS, que apresentou esta exposição.
Constituída por 35 painéis que retratam um século de vida da AFS, a exposição regista e apresenta várias gerações de atletas, árbitros e dirigentes associativos, desde a fundação da AFS, a 19 de novembro de 1924, até à atualidade.
Esta mostra tem vindo a percorrer os 21 concelhos do distrito de Santarém, onde, nestes cem anos, a AFS soma cerca de 300 clubes filiados, muitos deles já extintos ou desativados, e 30 presidentes.
Muito mudou ao longo de um século, nomeadamente no futebol, mas a AFS superou sempre adversidades e cresceu de forma sustentada.
Atualmente, contabiliza 78 clubes no ativo e mais de 9.600 atletas inscritos, o que faz da AFS uma das associações mais relevantes da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta exposição está patente ao público na Biblioteca Municipal de Rio Maior até 31 de janeiro.

