

Pelas 22h38 desta sexta-feira, 13 de junho, foi dado o alerto para um incêndio nas instalações do Lar Adventista para Pessoas Idosas (LAPI) em Vale Queimado, no concelho de Salvaterra de Magos, que alegadamente terá tido origem num equipamento elétrico instalado no quarto de um utente.
Este incêndio provocou ferimentos em onze pessoas, tendo dois idosos e duas funcionárias sofrido ferimentos graves a nível de queimaduras e inalação de fumos, sendo transportados, os idosos, um para o Hospital de Santa Maria e outro para o Hospital de São José, em Lisboa, e as funcionárias para o Hospital de Santarém. Os sete feridos leves, seis utentes e uma funcionária, sofreram inalação de fumos, tendo quatro deles sido encaminhados para o Hospital de Vila Franca de Xira e três para o de Santarém.
Os restantes 32 utentes do lar foram assistidos pelas equipas de socorro, e seguidamente realojados no ginásio do Lar, onde ficarão até que sejam garantidas as condições de habitabilidade da ala direita do Lar que ficou bastante danificada pelas chamas e pelo fumo.
Estiveram envolvidos no socorro diversas corporações de bombeiros daquela região, e duas equipas médicas da VMER dos Hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira, num total de 45 operacionais apoiados por 22 veículos. No local esteve também a GNR de Salvaterra de Magos.
Em comunicado, a direção do LAPI (Lar Adventista para Pessoas Idosas) refere que “os meios de emergência foram imediatamente acionados e o fogo foi extinto rapidamente pelos bombeiros. Infelizmente, onze pessoas ficaram feridas, oito idosos — dois com queimaduras — e três colaboradores que foram transportados para os hospitais”.
A direção informou ainda que “a ala foi prontamente evacuada e os utentes foram realojados noutras instalações do LAPI”, salientando estar “a colaborar com as autoridades para obter informações seguras e completas sobre a causa do incêndio. A nossa prioridade é, neste momento, o cuidado das vítimas e das suas famílias”.














