

“O que nos move é Rio Maior, é o respeito pelas pessoas, é a vontade de servir”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias
O auditório dos Paços do Concelho acolheu ao final da tarde da última sexta-feira, 31 de outubro, a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Rio Maior para o quadriénio 2025-2029, eleitos nas eleições autárquicas realizadas a 12 de outubro. Perante uma vasta plateia, composta por munícipes, familiares, amigos e representantes de várias entidades, os eleitos assumiram oficialmente funções. O momento, marcado pela solenidade e pelo simbolismo democrático, assinalou o início de um novo ciclo autárquico.
A Câmara Municipal de Rio Maior passa assim a ser composta por Filipe Santana Dias, presidente, por Lopes Candoso, Leonor Fragoso e Miguel Santos, vereadores eleitos pela Coligação Juntos pelo Futuro, e por Miguel Paulo, Pedro Henriques e Ana Carla Ferreira, vereadores eleitos pelo Partido Socialista.
Na sua intervenção, o reeleito Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, começou por dirigir uma saudação a todos os eleitos nas últimas eleições autárquicas. “A todos, que assumem hoje funções na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal ou que as assumiram nas Juntas de Freguesia, desejo o maior sucesso e um mandato profícuo, digno e responsável. Desejo que o espírito de serviço público, a lealdade e o compromisso com Rio Maior estejam sempre acima de qualquer diferença ou cor partidária”.
Seguidamente, Filipe Santana Dias, dirigiu o seu discurso à Presidente da Assembleia Municipal, Isaura Morais, “a sua experiência, a sua dedicação e a sua ligação profunda a este território continuarão, estou certo, a ser um contributo fundamental para o equilíbrio e a elevação da nossa vida democrática. Cara Zami, permite-me este trato carinhoso e informal, tenho dito e volto a afirmar: tiveste a sorte e a capacidade de, no teu percurso político, seres tudo o que quiseste ser e as pessoas te confiaram. Poderias, com muita naturalidade e legitimidade, dizer que tinhas cumprido a tua missão, que outros tentassem levar o barco a bom porto. Mas, mais uma vez, não foi assim que decidiste. Escolheste continuar a dar o teu melhor pelo Concelho que te viu nascer e ao qual já prestaste tanto serviço. Por este facto, Rio Maior e os Riomaiorenses devem estar-te agradecidos. Do fundo do coração, é em meu nome pessoal e em nome de Rio Maior que te agradeço todo o teu trabalho e dedicação à causa pública. Muito Obrigado Sra Presidente”.
Recordando o ato eleitoral, Filipe Santana Dias referiu que “os Riomaiorenses confiaram em nós com uma expressiva maioria. Esse voto de confiança é, obviamente, motivo de orgulho, mas também de redobrada responsabilidade. O Programa Eleitoral que apresentámos, encaramo-lo não apenas como uma carta de intenções, mas antes como um compromisso com todos os Riomaiorenses. Compromisso de continuar o caminho de modernização, desenvolvimento e coesão territorial, mas também de preparar Rio Maior para os desafios do futuro — um futuro mais sustentável, mais inclusivo e mais inovador”, salientando que “temos consciência de que há muito por fazer, mas temos também a confiança serena e a responsabilidade de quem já demonstrou que sabe fazer. Será assim que continuaremos, com a capacidade de ouvir todos, mas com passos firmes na decisão. Com a humildade de quem está ao serviço, mas com a certeza da direção que queremos seguir. Com a determinação e com a segurança que Rio Maior escolheu, quer e precisa”.
O Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior referiu ainda: “Permitam-me agora uma reflexão sobre a forma como, hoje, vezes demais, se faz política. Vivemos tempos em que o debate público, tantas vezes, se afasta da verdade e da responsabilidade. Vemos crescer a política feita pela negativa, o ataque pessoal, a tentativa de descredibilizar quem serve o bem comum, apenas porque pensa diferente. Vemos também a cobardia dos que se escondem atrás de um teclado, atacando tudo e todos, sem rosto, sem coragem, sem proposta, e sobretudo sem vontade de contribuir. A esses, deixo apenas uma certeza: não são as críticas destrutivas que constroem o futuro”, realçando que “o que transforma o concelho é o trabalho sério, o diálogo e a coragem de fazer. Apelo, por isso, a todos os eleitos — de todas as forças políticas — que participem de forma séria, democrática e elevada. Não caiamos na tentação de dar relevo e destaque a quem faz, todos os dias, por não o merecer. É que a verdade é só uma, e deve ser a única linha de conduta de todos aqueles que representam os Riomaiorenses. Àqueles a quem as supostas verdades apenas interessam para, sendo distorcidas serem apregoadas ao minuto, ignorando completamente os factos, tentando atacar caracteres e não projetos, deixem-me garantir-vos que serão uma voz que continuará a não ser ouvida, e tarde ou cedo, perceberão que a rouquidão que essa voz apresenta, tenderá a piorar até ao seu desaparecimento. Sejamos embaixadores do nosso Concelho e não seus permanentes carrascos”.

O autarca garantiu que o executivo “continuará igual, com os mesmos princípios, a mesma postura, a mesma frontalidade e a mesma lealdade. Temos apenas uma cara — a mesma de sempre, não nos movendo interesses pessoais, nem agendas escondidas. O que nos move é Rio Maior, é o respeito pelas pessoas, é a vontade de servir”, referindo que “iremos discutir ideias e apresentar soluções, mas sempre com a consciência de que o que nos une é maior do que o que nos separa. O nosso adversário não está na bancada ao nosso lado — está na inércia, na falta de ambição e na incapacidade de agir. Apesar das nossas salutares diferenças, o Concelho exige-nos, a todos, união na difícil missão de o conduzir ao melhor futuro possível. Estou certo de que falo por todos os eleitos, não defraudaremos Rio Maior nem os Riomaiorenses, porque não queremos e porque não temos esse direito”, destacou.
A finalizar, o reeleito Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior disse ainda: “Queremos continuar a preparar Rio Maior para o futuro — um futuro com mais qualidade de vida, mais oportunidades para os jovens, mais apoio aos idosos, mais sustentabilidade ambiental e mais orgulho coletivo. Rio Maior será sempre um concelho de portas abertas, de gente de trabalho, de espírito solidário e de ambição. E hoje quero dar-vos a certeza de que é essa ambição que quero continuar a liderar, com todos vós”, concluiu Filipe Santana Dias.
De realçar ainda que a Assembleia Municipal de Rio Maior vai continuar a ser presidida por Isaura Morais, tendo Carlos Neto e Cristina Ferreira como 1º e 2º secretários, todos eleitos pela Coligação Juntos pelo Futuro.
Compõem ainda a Assembleia Municipal, Telma Faria, Tiago Santos, Filipe Madeira, Fabiana Carmo, Luís Colaço, Sofia Cardoso, Luís Coelho, André Nogueira, Rita Neto e Francisco Esperto, eleitos pela Coligação Juntos Pelo Futuro.
Maria Ascensão Duarte, Luís Soares, Isabel Calisto, João Paulo Colaço, Marília Paiva, João Pereira e Anabela Azenha são os eleitos pelo Partido Socialista e Luís Tirano é o eleito pelo VOLT.
Na Assembleia Municipal têm igualmente assento os presidentes das 10 Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho de Rio Maior, que também tomaram posse do seu lugar, nesta sessão, como deputados municipais. São eles João Rebocho (Rio Maior), Tiago Martins (Alcobertas), Mário Pião (Arrouquelas), Filipa Raimundo (Asseiceira), Hélio Honorato (Fráguas), Cátia Agostinho (São Sebastião), Maribel Rodriguez (UF Azambujeira e Malaqueijo), Francisco Silvestre (UF Marmeleira e Assentiz), Augusto Pereira (UF Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões) e Ricardo Silva (UF S. João da Ribeira e Ribeira de S. João).
A sessão solene terminou com a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal, Isaura Morais, que saudou todos os eleitos, a quem desejou votos de um excelente mandato.















