No âmbito da InTER-EDUCA – Feira da Educação, Emprego e do Empreendedorismo, decorreu, na manhã de ontem, 16 de abril, uma visita à empresa Mocapor, sediada em Pé da Pedreira, na freguesia de Alcanede.
Esta visita reuniu todos os parceiros desta II edição da Feira e deu a conhecer uma das empresas de referência nacional e internacional sediada no Concelho de Santarém.
A Mocapor, que nasceu num seio familiar em 1992, é uma empresa que opera no sector da extração e transformação de pedras ornamentais naturais. Neste sentido, a visita teve início numa das sete pedreiras de extração de pedra pertence à empresa, onde todos ficaram a conhecer o processo de extração desta matéria-prima e terminou nas instalações onde as mesmas são transformadas e enviadas para todo o mundo.
Para João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, “é extremamente importante esta deslocação das entidades de ensino às empresas para conhecer o seu modus operandi e as suas valências, ao mesmo tempo que ficam a conhecer no terreno as suas necessidades formativas”.
O Vice-Presidente destacou ainda que “temos empresas de referência nacional e internacional que empregam pessoas altamente qualificadas e é importante que as instituições de ensino deem o seu contributo ao instruírem e capacitarem os jovens com qualidades e talentos necessários para ajudarem estes empresários a crescer ainda mais, porque jovens mais qualificados levam a empresas mais fortes e melhor preparadas para os desafios do futuro”, sendo que este trabalho conjunto, de empresas e entidades de ensino, vai permitir aumentar o nível de desenvolvimento económico de um país ou mesmo de uma região.
Até ao dia 18 de abril, a Casa do Campino acolhe a II edição da InTER-EDUCA, com diversas mesas redondas, conferências e stands, onde as diversas instituições públicas e privadas do Concelho de Santarém têm a possibilidade de mostrar as diferentes ofertas formativas que têm disponíveis para os jovens e onde as empresas do Concelho dão a conhecer a sua atividade.