

Com o lema “Ligados a Rio Maior” candidatura é apoiada pelo Partido Volt Portugal
Jorge Silva, de 51 anos de idade, engenheiro eletrotécnico e empresário com um percurso sólido nas áreas da engenharia, energias renováveis, mobilidade elétrica, formação profissional e educação, apresentou esta sexta-feira, 15 de agosto, a sua candidatura independente à Câmara Municipal de Rio Maior, sob o lema “Ligados a Rio Maior”.
Residente em Rio Maior e com uma vasta experiência internacional em projetos de sustentabilidade em vários países da CPLP, Jorge Silva já foi vereador na autarquia riomaiorense. A candidatura refere que “Jorge Silva lidera agora um projeto verdadeiramente independente, com uma equipa tecnicamente competente, enraizada no concelho e com provas dadas nas suas áreas de atuação”.
A candidatura “Independentes por Rio Maior” é reforçada por várias personalidades com experiência autárquica e profundo conhecimento do território, entre as quais Carmen Antunes, de 48 anos, licenciada em Recursos Humanos, atualmente na área da farmácia e formação profissional. Coordenadora/Formadora profissional com longa experiência em saúde e ação social, foi vereadora na Câmara Municipal de Santarém, e Jorge Peixoto, de 62 anos, arquiteto e antigo Dirigente na Câmara Municipal de Rio Maior na área do Urbanismo, com quase três décadas de intervenção no planeamento e desenvolvimento urbano do concelho.
Em declarações, na inauguração da sede de campanha, na Avenida Paulo VI, Jorge Silva referiu que se candidata “porque o concelho de Rio Maior está parado e a cidade perdeu dinamismo,
oportunidades e visão estratégica”, salientando que “a atual gestão municipal do PSD falhou. Em oito anos não concretizou nenhuma obra estruturante nem preparou o concelho para o futuro”.
Jorge Silva disse ainda que “a oposição PS esteve ausente. Não fiscalizou, não propôs, não se afirmou como alternativa”. O candidato realçou que “é tempo de mudar. Queremos devolver esperança, ação e ambição a Rio Maior”.
Por fim, Jorge Silva frisou ainda: “Não somos profissionais da política. Somos pessoas da sociedade civil, com vida profissional consolidada e capacidade de realização. Apresentamos uma alternativa concreta, competente e com visão para o futuro”, concluiu.
A candidatura apoiada pelo Partido Volt Portugal deixou as suas principais propostas:
– Plataforma Multimodal Regional, conectando Rio Maior às Linhas do Norte, do Oeste e à futura Linha de Alta Velocidade (LAV). Um projeto estruturante para os próximos 100 anos.
– Comunidades Locais de Energia Renovável, para promover a produção e partilha de energia limpa, combater a pobreza energética e aumentar a coesão social e ambiental.
– Novo Plano Diretor Municipal (PDM) e planos de pormenor, incluindo o das Salinas de Rio Maior, para planear o crescimento sustentável e com identidade.
A candidatura “Independentes por Rio Maior” revelou também os eixos estratégicos do seu programa:
– Economia e Emprego Local – Atração de investimento, modernização agrícola e apoio ao comércio.
– Habitação e Urbanismo – Promoção de habitação acessível, requalificação urbana e agilidade no licenciamento.
– Educação e Formação – Reforço do ensino técnico profissional e ligação à empregabilidade.
– Saúde e Ação Social – Renovação e melhoria na área da saúde, nomeadamente o nosso Centro de Saúde. Reforço dos cuidados de proximidade e apoio às IPSS.
– Sustentabilidade e Património – Valorização ambiental e turística das Salinas de Rio Maior e das diversas freguesias.
– Transparência e Participação – Orçamento participativo, governação aberta e valorização das freguesias.
A candidatura “Independentes por Rio Maior” deixou ainda uma mensagem aos riomaiorenses: “Com uma equipa experiente, tecnicamente preparada e enraizada no concelho, apresentamos uma candidatura com propostas realistas, gestão rigorosa e orgulho na nossa identidade. Estamos prontos para VOLTar a dar energia a Rio Maior. Porque nós sabemos fazer.”
Esta candidatura é independente, mas conta com o apoio e patrocínio do Partido Volt Portugal, sendo a sua mandatária Ana Isabel Carvalho.
Jorge Silva é assim o quarto candidato conhecido à presidência da Câmara Municipal de Rio Maior às eleições de 12 de outubro, que conta já com as candidaturas da Coligação “Juntos Pelo Futuro” PPD/PSD-CDS-PP, liderada pelo atual Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, de Miguel Paulo, pelo Partido Socialista, atual Vereador da Câmara Municipal, e do empresário Alexandre Costa, pelo Partido Chega.
















