Nuno Lourenço cumpre sonho e percorre mais de 500 km desde Santiago de Montalegre (Sardoal) para oferecer certificado ao pai na noite de Natal
Quem se cruza com ele pelos Caminhos de Santiago reconhece-o pelas meias coloridas e originais. Nuno Santos Lourenço, que dia 8 de dezembro pretende ligar a aldeia do pai, Santiago de Montalegre, concelho de Sardoal, a Santiago de Compostela numa peregrinação de mais de 500km, é um verdadeiro apaixonado e conhecedor dos Caminhos de Santiago, com mais de 3.000 km percorridos nos diferentes itinerários destas míticas rotas de peregrinação. Depois de dezasseis Caminhos de Santiago certificados, entre os quais o Caminho Francês, o Caminho Primitivo e o Caminho de Inverno, Nuno decidiu cumprir um sonho e partir no dia 8 de dezembro, na semana em que celebra o seu 38º aniversário, da aldeia do pai, Santiago de Montalegre, até aquela que é também atualmente a sua casa e à qual regressa várias vezes por ano, Santiago de Compostela. Serão catorze dias a caminhar, com etapas um pouco mais longas que o habitual, que irão permitir chegar ao destino, Santiago Compostela, no dia 21 de dezembro com o objetivo de trazer a Compostela (certificado que comprova que completaram pelo menos 100 quilómetros a pé (ou 200 km de bicicleta) até Santiago de Compostela) e o certificado de distância para oferecer ao pai na noite de Natal. “Vou unir os ‘tios Santi’, vou jantar com os meus, e de manhã parto da freguesia do meu pai e só paro em Santiago. (…) Passarei por Tomar, Coimbra, Águeda, Albergaria, Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Valença, Redondela, Pontevedra. Esta, para mim, é a celebração de aniversário perfeita”, refere.
Há três anos fez o seu primeiro itinerário, o Caminho Português da Costa a partir de Caminha e desde aí nunca mais parou, mas foi no Caminho Francês, em 2022, que percebeu que queria fazer disso vida. Nuno Lourenço, formado em Engenharia Eletrotécnica, mudou o seu percurso de vida e desenvolveu uma nova área na empresa onde pode ajudar centenas de pessoas a palmilhar os inúmeros percursos que se espalham por toda a Europa, acompanhando pequenos grupos como guia. Sobre o começo desta paixão refere: “Nunca tinha estado tanto tempo a caminhar e realizado tantos kms, era um verdadeiro principiante. O Caminho Francês deu-me a perspetiva da finitude de tudo, sem ter que passar por um trauma pessoal ou familiar. A partir daí percebi que cada caminho permite a possibilidade de viver uma mini vida com a vantagem de saber quando termina e de aproveitar tudo em ‘decuplicado’ (gosto da palavra, mas peca por quantidade). Para além disso, estás numa constante zona de desconforto e alargamento de limites. É uma experiência humana e isso deveria ser mais do que suficiente para ir a uma loja da especialidade, comprar uma mochila e colocar o caminho debaixo dos seus pés”. Homem dos mil ofícios, está a escrever um livro sobre as suas experiências durante o caminho, criou recentemente o podcast “Una Piedra en el Camino”, com mais de 6.000 reproduções no spotify e, no Facebook, reúne uma comunidade de 8.000 primos (é dessa forma que se tratam), o grupo “Camino de Santiago – Cousins, Beer, Sandals and Happy Socks”, onde partilha dicas, detalhes sobre etapas, esclarece as dúvidas de todos aqueles que desejam fazer um dos Caminhos até ao “Tio Santi” (como o designam carinhosamente), sozinhos ou em grupo, e onde divulga também atrativas fotografias e vídeos captados nas suas caminhadas.
Este ano fez mais de 1200 km, distribuídos por 8 caminhos sozinho, a desbravar novos percursos ou como guia, e prepara-se para disponibilizar com a sua marca “Sandals Guy”, uma dica infalível para as bolhas: a utilização de lã de ovelha que comprou, preparou e ensacou com as suas próprias mãos. Sobre a OutSteam Fundada em 2016, em Lisboa, a OutSteam é uma empresa especializada em tecnologias associadas ao desenvolvimento de artes/suportes visuais e interativos, nas vertentes print, web e motion, apresentando oferta formativa certificada pela DGERT em Design, Criatividade e Comunicação, nas vertentes técnicas, gestão de equipa e serviço ao cliente. Em 2023, iniciaram uma nova área de negócio, enquanto agência de viagens e animação turística devidamente licenciada pelo Turismo de Portugal IP com os alvarás RNAVT 11689 e RNAAT 887/2023, que desenvolve atividades centradas na exploração dos Caminhos de Santiago com criatividade e entusiasmo, despertando emoções.