A oferta de produtos e serviços que podem ser adquiridos através da internet regista um aumento exponencial, especialmente desde a recente pandemia de Covid -19, que levou ao encerramento de inúmeras lojas físicas e motivou muitas pessoas a recorrer ao comércio eletrónico.
Ainda que algumas pessoas estivessem reticentes em fazer compras online, acabaram por o fazer, e descobriram todas as comodidades associadas a este processo. Todas estas condicionantes contribuíram para um crescimento mais rápido do comércio eletrónico.
Atualmente existem cada vez mais lojas a oferecer produtos e serviços online, mas para conseguirem receber os pagamentos dos seus clientes necessitam de uma plataforma de pagamentos online.
Como funciona uma plataforma de pagamentos online
Uma plataforma de pagamentos online caracteriza-se por processar e receber os pagamentos através de diversos métodos de pagamento, tais como cartões de crédito e várias carteiras digitais.
Assim, ao integrar uma plataforma de pagamentos online numa loja online (por exemplo), essa loja irá receber os seus pagamentos através da plataforma em causa, que será responsável pelo processamento dos dados do cartão de crédito ou carteira virtual usada pelos clientes, e no final recebe o valor na sua conta bancária.
Desta forma, a loja online pode focar-se no que mais importa, promover as suas vendas, e não terá de se preocupar com o processo de pagamentos e com o tratamento de dados sensíveis dos clientes.
Vantagens das plataformas de pagamentos online
É fácil perceber que as plataformas de pagamentos online destacam-se por apresentar um processo que simplifica a realização de pagamentos na internet, mas existem muitas outras vantagens, tais como, segurança, velocidade e custos baixos.
No que diz respeito à segurança, os clientes que fazem as suas compras na Internet olham para o momento do pagamento com cautela, procurando indicadores importantes que mostram que poderão fazer um pagamento seguro. As melhores plataformas de pagamentos usam sistemas que asseguram a criptografia dos dados dos clientes e também firewall. Assim, garantem a segurança das suas operações.
Já a velocidade destas plataformas está relacionada tanto com o seu processo de implementação em websites de comércio eletrónico e com a sua utilização, aquando de um pagamento de um cliente. Assim, a velocidade e facilidade de implementação são fortes atributos destes sistemas.
Por fim, um tema que importa a muitos comerciantes: os custos baixos associados às plataformas de pagamentos online. Por norma, só há lugar a cobranças por parte das plataformas quando ocorre pagamentos, tendo um funcionamento semelhante ao sistema de TPA que se usa em lojas físicas.
Com tudo isto é fácil perceber porque há mais empresas de comércio eletrónico a aderir a plataformas de pagamentos online.