
Foi sob o lema “O Sol nasce em Santarém” que a apresentação do “Guia Repsol Portugal 2025” teve lugar a 11 de fevereiro, no Manja Marvila, em Lisboa. Este evento foi abrilhantado com as iguarias propostas pelo Chef Rodrigo Castelo, Embaixador de Santarém para a Gastronomia, harmonizadas com cinco Vinhos do Tejo.
O Guia Repsol, que pretende destacar a Gastronomia como motor de desenvolvimento nacional, vai dar origem à primeira “Gala do Guia Repsol em Portugal”, que se realiza a 7 de abril, na capital do Ribatejo, em Santarém. Um evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), reforçando o posicionamento da Região como destino gastronómico de referência. Nesta primeira Gala serão também apresentados os primeiros Sóis Sustentáveis em Portugal, premiando os restaurantes com forte compromisso ambiental e valorização de produtos locais.

João Teixeira Leite, Presidente da CMS, destacou que “este evento, não poderia ter lugar senão na Capital da Gastronomia Portuguesa. A escolha de Santarém para acolher a Gala do Guia Repsol Portugal reflete o resultado de uma estratégia concertada e de um trabalho contínuo na valorização e promoção da nossa gastronomia e dos produtos endógenos regionais. Este empenho tem consolidado Santarém como uma referência incontornável no cenário gastronómico nacional, tornando este o momento ideal para anunciar um evento de tamanha relevância. Trata-se de uma oportunidade ímpar para impulsionar a projeção turística de Santarém, destacando a excelência da nossa gastronomia, o talento dos nossos profissionais e o esforço que temos desenvolvido para promover, tanto a nível nacional como internacional, os nossos produtos locais, vinhos e toda a cadeia de valor que sustenta esta identidade gastronómica única”.
