A Polícia de Segurança Pública (PSP) é membro do Grupo Anti Contrafação (GAC) que conta com outras entidades públicas, como a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica e a Procuradoria-Geral da República, bem como com entidades privadas com especial interesse na temática.
Neste sentido, o Comando Distrital de Leiria da PSP informou que, no passado dia 20 de agosto, na senda da continuidade da prevenção da criminalidade em geral e, no caso, da contrafação, através da Esquadra da Nazaré desenvolveu uma ação no Largo Cândido dos Reis, naquela vila, por suspeita da existência de várias bancas a vender material contrafeito.
No decorrer da fiscalização foi detetada uma mulher, com 54 anos de idade, proprietária de uma banca com diverso material exposto, nomeadamente malas e óculos de sol, com alusão a diversas marcas registadas e de renome.
Pelas características apresentadas ao nível de etiquetagem, embalamento e deficiente qualidade de fabrico, entre outros aspetos e características relevantes, o dispositivo policial considerou haver largas suspeitas da violação do Código da Propriedade Industrial, as quais foram admitidas pela visada que, por sua vez, se mostrou colaborante com o serviço policial.
Foram apreendidas cerca de 56 malas e 30 óculos de sol das mais conhecidas marcas.
Ao material apreendido foi atribuído o valor de 4160 euros, tendo em conta o valor de outros de qualidade idêntica.
A PSP salienta ainda que se irá manter atenta a este fenómeno realçando que “a produção, importação, distribuição e comercialização deste tipo de produtos lesam gravemente a economia do país”.