
Na passada segunda-feira, 17 de fevereiro, o Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA), procedeu à recolha de um gavião, ainda juvenil, que se encontrava caído no solo, nas traseiras de uma residência na cidade da Marinha Grande. A referida ave foi encontrada pela proprietária da residência, que contactou esta polícia.
Segundo a PSP “o gavião estava fraco e apresentava um ferimento na asa esquerda, não apresentando condições para sobreviver no seu meio natural”.
Após recolha da ave, a mesma foi encaminhada para as instalações da ECOTECA (ICNF) de Porto de Mós, para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada em liberdade.
Entretanto, ontem, dia 19 de fevereiro, em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, a referida Brigada de Proteção Ambiental procedeu à captura de uma raposa junto a uma residência na cidade de Leiria.
A raposa foi avistada pelo proprietário da moradia, no logradouro junto a um galinheiro e devido à sua rápida prontidão e destreza, conseguiu com que o animal ficasse retido no interior de um espaço vedado, até ser dado o alerta à PSP.
Depois da captura do animal, a raposa foi transportada numa viatura daquela Divisão Municipal, devidamente acompanhada pela Brigada de Proteção Ambiental, até à Serra da Senhora do Monte, onde foi libertada e devolvida ao seu habitat natural.
