

A Infrastruturas de Portugal (IP) informou hoje que abriram aos utentes três novas ligações rodoviárias estratégicas, integradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando um investimento global superior a 30 milhões de euros, levado a cabo pela IP.
Duas destas foram inauguradas hoje, dia 3 de outubro, na região Norte: a Variante à EN210 (Via do Tâmega) em Celorico de Basto, e a ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca à A11, em Felgueiras. Já ontem, 2 de outubro, foi aberta ao tráfego a nova ligação entre a EN114 e a A15, em Rio Maior.
De acordo com a IP, “estas intervenções integram o eixo de investimento em Acessibilidades Rodoviárias a Áreas de Acolhimento Empresarial, financiado pela União Europeia, que têm como objetivo melhorar a competitividade regional, reforçar a mobilidade e impulsionar o crescimento económico”.

Em Rio Maior, a ligação entre a EN114 e a A15 vem melhora as condições de acessibilidade, circulação e segurança, sobretudo para veículos pesados que utilizam a EN114 como principal acesso à cidade a partir da A15.
O traçado liga a interseção da EN114 com a Rua do Matadouro à rotunda de acesso à A15 (km 50,838), e incluiu a construção de rotundas para moderação de tráfego, passeios, ciclovias e percursos mistos.
Foram também realizadas melhorias no pavimento, sistemas de drenagem, sinalização e interseções secundárias. “A intervenção reforça a competitividade regional e favorece a atração e fixação de empresas nas áreas industriais de Rio Maior”, salienta a IP.
