No âmbito do Programa DAE Rio Maior, levado a cabo pela Câmara Municipal de Rio Maior teve lugar no passado sábado uma ação “Mass Training” em Suporte Básico de Vida.
Uma iniciativa realizada pelo Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal em parceria com os Bombeiros Voluntários de Rio Maior, que contou com 130 formandos e 21 formadores, e que foi dividida numa componente teórica e outra prática, ministradas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e no campo de Treinos do Complexo Desportivo de Rio Maior.
Uma manhã de trabalho e aprendizagem que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, dos vereadores Leonor Fragoso, Miguel Paulo e Susana Gaspar, e de Silvino Sequeira, que durante a teórica, ministrada por Samuel Dias, dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, abordou o seu caso, ocorrido recentemente no Estádio Municipal, e a importância vital da pronta intervenção dos meios de socorro no salvar da sua vida.
O presidente Filipe Santana Dias aproveitou ainda a oportunidade para falar aos formandos do Programa de Desfibrilhação Automática Externa, uma aposta do Município que conta já com desfibrilhadores instalados na Praça da República e na zona exterior do campo de treinos e pavilhão polidesportivo, junto à Escola Secundária. Uma rede que vai ser ainda alargada à Praça do Comércio, a outras zonas da cidade e às Freguesias, sendo esta ação de Mass Training um primeiro passo rumo à formação DAE dos cidadãos, dando resposta às situações de paragem cardiorrespiratória nas proximidades dos DAE até à chegada dos meios de emergência médica, e que espera ter a adesão e colaboração dos riomaiorenses.
Para saber mais sobre este Programa, ou demostrar a sua disponibilidade para nele participar, pode contactar protecaocivil@cm-riomaior.pt.