O Campo Infante da Câmara com a Casa de Campino como pano de fundo, foi o cenário escolhido para a partida das segundas etapas da Volta a Portugal em Bicicleta nas categorias de Cadetes e de Feminino (Sub-19), este sábado, 24 de agosto, pelas 10 e pelas 15 horas, respetivamente.
João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Alfredo Amante, Vereador da CMS com o Pelouro do Desporto, deram as boas vindas da Capital do Ribatejo a todos os atletas, equipas técnicas e ao público, assegurando que o Município de Santarém tem muito orgulho em receber as provas da Volta a Portugal em Bicicleta, e que a aposta no Desporto em todas as modalidades é para manter.
A segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes, que ligou Santarém a Benavente, num percurso de 84,9 quilómetros, foi a primeira em linha e terminou com um final emocionante ao sprint, no qual Asier Fortea, da equipa “Infinobras/Grupo Sime”, foi o ciclista mais rápido. Uma etapa que ainda assim, manteve Gonçalo Costa, da equipa “Academia Efapel de Ciclismo”, como líder da prova.
No feminino, a segunda etapa também ligou Santarém a Benavente, num percurso de 66,6 quilómetros, agitou a classificação geral da prova com Antonie Cermanová, da equipa “Matos Mobility/Flexaco Cycling Team” a ter um dia para mais tarde recordar, ao obter um vitória, num sprint a duas, que lhe permitiu passar a vestir a tão desejada camisola amarela, superando Maitê Coelho, da equipa “Landeiro/KTM/Matias&Araújo” nos derradeiros metros da Meta.
Neste dia de fortes emoções no ciclismo, a jovem atleta scalabitana, Tata Martins (Maria Martins), também foi lembrada como uma das melhores representantes do ciclismo português, em pista e em rota, nas diversas provas nacionais, europeias, mundiais e olímpicas.