

Por João Maurício
O texto que a seguir transcrevemos é da autoria do Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Federação Distrital de Leiria do P.S. e tem a data de 27 de novembro.
“A nossa proposta para a isenção das portagens aos veículos pesados que utilizam a autoestrada A19, no troço entre São Jorge e Leiria Sul (Nó A8/A19 e a A8, entre Leiria Sul (Nó A8/A19 e Pousos, acaba de ser aprovada na votação do Orçamento de Estado 2026 e vai ser concretizada no próximo ano!
Uma grande notícia para Leiria. Haverá uma redução do tráfego rodoviário na via junto à Batalha e na via que atravessa Leiria e, por isso, assistimos à melhoria da nossa qualidade e vida”.
Na primeira linha desta luta, principalmente na isenção das portagens nos troços da A19, nos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós, esteve a deputada Catarina Louro, com raízes familiares na Benedita.
Natural da região de Aveiro, foi vereadora a tempo inteiro na Câmara de Leiria, onde deixou uma imagem de competência e rigor. Recordamos que já em maio de 2024, a Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria aprovou uma resolução que recomendava ao parlamento a isenção de portagens na A19. Essa assembleia é constituída por elementos autárquicos de dez municípios.
Nos anos sessenta do século passado, foram feitas obras de fundo na Estrada Nacional N1, a poente do Mosteiro. Esses trabalhos levaram Salazar a mostrar o seu descontentamento, dado que a via ficou num plano muito mais elevado que o monumento em causa.
Quando trabalhei na Batalha, há quase meio século, já se ouviam muitas críticas à forte poluição que se fazia sentir pelo muito trânsito que aí circulava diariamente.
Inúmeros técnicos da área do património, estudiosos de História de Arte e autarcas foram denunciando a imensa poluição que tem vindo a causar danos visíveis na pedra usada na construção do Mosteiro da Batalha. É visível essa realidade no escurecimento da pedra calcária, obrigando a trabalhos de limpeza que, por falta de verba, não é regular.
Sobre a temática das portagens há opiniões para todos os gostos: uns são a favor, outros são contra. Pessoalmente, fico contente, porque no IC2, no concelho da Batalha, o tráfego de pesados vai diminuir e, consequentemente, a saúde dessa joia arquitetónica, que é o Mosteiro da Batalha, vai melhorar!















