O Comando Distrital da PSP de Leiria deu cumprimento a um mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Leiria de uma cidadã de 62 anos de idade.
Na passada semana foi entregue na Esquadra da PSP da Marinha Grande um vídeo onde alegadamente uma ama encontrava-se a desferir palmadas a uma criança de cerca de 2 anos ao mesmo tempo que a obrigava a tomar um banho de água fria.
No imediato e com uma equipa multidisciplinar e em estreita colaboração com o Ministério Público (Polícia de Segurança Pública, Comissão Proteção Crianças e Jovens da Marinha Grande e Segurança Social) a polícia deslocou-se ao local a fim de iniciar as diligências processuais, e ao mesmo tempo salvaguardar o bem-estar de todas as crianças que se encontravam no local.
No decorrer da tarde de segunda-feira os pais de cinco crianças foram informados dos motivos da intervenção policial, bem como foram informados do não licenciamento quer do espaço, quer da atividade, tendo-lhes sido solicitado que se deslocassem ao local.
A Polícia de Segurança Pública desde o início da tarde de terça-feira que se encontra empenhada na realização das diligências processuais necessárias e urgentes que permitam esclarecer todos os factos.
Na quarta-feira, através da Segurança Social, da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Marinha Grande foi já possível integrar estas crianças em creches, em Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar e na Componente de Apoio à Família no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A detida presente a primeiro interrogatório judicial de arguido-detido foi sujeita à medida de coação de apresentações bissemanais e proibição de contacto com menores de 14 anos.
Não obstante, prosseguem as diligências que se considerarem úteis e relevantes para o apuramento de todas as responsabilidades no âmbito destes supostos maus tratos a criança.