
O Município de Azambuja organizou um conjunto de atividades para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (01 de março). O objetivo consistiu em sensibilizar a população para a importância da proteção civil relativamente à segurança das pessoas e bens, ao bem-estar dos cidadãos em geral e à preparação da sociedade para enfrentar acidentes ou situações de emergência.
A iniciativa foi coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em estreita parceria com as diversas entidades locais ligadas a esta área.
No dia 06 de março, realizou-se um simulacro geral, na Praça do Município em Azambuja, simulando diferentes tipos de ocorrências envolvendo o edifício dos Paços do Concelho. O exercício serviu de teste à capacidade de resposta dos diversos agentes e forças de Proteção Civil, tendo sido complementado com um exercício técnico policial.
Neste simulacro, além do Serviço Municipal da Proteção Civil, foram acionados meios da GNR – Guarda Nacional Republicana, do Posto Territorial de Azambuja, do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Lisboa, da unidade especializada do Grupo de Intervenção Cinotécnico e do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo. Também participaram ativamente no simulacro a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e os Bombeiros Voluntários de Azambuja.
No dia 21 de março, o Auditório Municipal do Páteo do Valverde recebeu o seminário intitulado “Construir Comunidades Resilientes”, que abordou a importância da cooperação entre as indústrias classificadas como “Seveso” e os municípios na gestão de riscos. O debate foi organizado em três painéis, subordinados aos seguintes temas: “A diretiva Seveso e a sua aplicação local”; “Preparação, prevenção e resposta às emergências”; e, ainda, “Construir uma Comunidade Resiliente”.
A encerrar este Mês da Proteção Civil, no dia 05 de abril, teve lugar a iniciativa “Jornadas Técnicas em Matérias Perigosas – HAZMAT Fun Park”. Instalado no campo da feira e composto por bancas de exercícios práticos e demonstrações, este evento foi aberto aos agentes de Proteção Civil com interesse na área técnica das matérias perigosas.
Estiveram presentes nestas jornadas a Plataforma Intervir.pt, com uma banca de química, a entidade TFG Training Academy com uma banca de EPI e outra de ligações à terra, a entidade Mayday Portugal com uma banca de Descontaminação Pós-Intervenção, a empresa Transportes J.Barroso com cisternas, a empresa Ad Mare Solutions com uma banca de intervenção em derrames, a companhia CLC com uma banca com sistemas de intervenção em fugas, e a empresa Tecniquitel com uma banca para deteção de gases. Foi um evento único, com uma forte componente prática e experimental e totalmente centrado em aprofundar o conhecimento dos participantes sobre matérias perigosas.
