No passado dia 10 de maio, o Município do Cadaval foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano em duas diferentes categorias. O programa “Semana da Floresta” valeu a distinção na categoria “Ecologia e Cuidado dos Animais” e subcategoria “Consciencialização Ambiental”, enquanto que o programa “Atitude Positiva – Cadaval” destacou-se na categoria “Educação” e subcategoria “Incentivos ao Sucesso Escolar”.
A sessão de entrega da 5.ª edição destes galardões decorreu no Palácio da Cruz Vermelha, em Lisboa, e contou com a presença da Vereadora Fátima Paz em representação da edilidade cadavalense.
A “Semana da Floresta” é desenvolvida desde 2006, tendo como referência a comemoração do Dia Mundial da Árvore e a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, assim como o seu património natural e cultural, recriando uma Serra “Mágica” com as suas histórias e lendas.
Os destinatários do projeto são todas as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho do Cadaval, tendo como principais metas a sensibilização ambiental e a valorização do património natural, cultural e imaterial da Serra de Montejunto, através da expressão artística e atividades lúdicas dinâmicas, envolvendo entidades como a APAS Floresta e o Gabinete Técnico Florestal do Município.
O projeto “Atitude Positiva – Cadaval” é desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC) desde 2018, ao abrigo do Programa Aluno ao Centro, projeto que visa combater o insucesso e o abandono escolar, trabalhando na melhoria das competências socioemocionais dos alunos nos anos de transição de ciclo.
Desde o ano letivo 2018/19 até ao 2021/22 foi implementado nas dez Escolas Básicas de 1.º ciclo (EB1) e na Escola Básica e Secundária do Cadaval.
No presente ano letivo apenas está a ser implementado parcialmente em quatro EB1 e em quatro turmas da Escola Básica e Secundária do Cadaval (três do 6.º ano e uma do 8.º ano) ao abrigo da participação do Concelho no Projeto “+Atitude Positiva” do Programa Escolhas.
O Prémio Autarquia do Ano tem como objetivo destacar os municípios e freguesias que se evidenciem nas mais variadas áreas, tendo 12 categorias e 49 subcategorias a premiar. É uma marca registada do Lisbon Awards Group e conta com o jornal ECO como parceiro media. O júri desta edição foi constituído por Ana Firmo Ferreira, Founder & CEO do Lisbon Awards Group; Paulo Padrão, diretor-geral do ECO; João Pedro Tavares, presidente da ACEGE; Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII); Gina Coelho, coordenadora-geral na Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM); Carlos Carvalho, CEO da startup tecnológica ADYTA e diretor nacional da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).