O Município de Santarém realizou o sorteio que visou a entrega de 10 mil euros as duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a uma Escol, na quarta-feira, 27 de novembro, pelas 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Uma cerimónia que foi antecedida pela entrega dos prémios do concurso do Logótipo da Campanha. Entre os 600 trabalhos apresentados, pelas diversas escolas de ensino básico (EB1) do Concelho, a vencedora foi Constança Moita, da EB1 do Vale de Santarém, o segundo lugar foi conquistado por Victória Costa, do Centro Escolar do Sacapeito, e o terceiro lugar por Theo Rezende, da EB1 do Mergulhão.
Em 2024, o Município de Santarém decidiu que uma terça parte dos 10 nil euros seria atribuído à escola do aluno vencedor do concurso de logótipos da Campanha “Este Natal, Compre Local”. Neste caso, foi a EB1 do Vale de Santarém, que se junta ao Lar de Santo António da Cidade de Santarém e à Associação dos Familiares e Amigos de Doentes Psicóticos – A FARPA, que foram sorteados, numa aplicação digital durante a cerimónia, para a divisão tripartida do valor, 10 mil euros.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Carlos Martinho, Vereador da CMS com os Pelouros do Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Captação de Investimento, David Dias, Presidente da Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém (ACES), Susana Martinho, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da CMS, Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da CMS, E Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Socia e Saúde da CMS, fizeram parte da cerimónia da atribuição deste importante contributo.
O Presidente da CMS começou por dar as boas-vindas a todos os presentes, os parabéns à organização da Campanha, que junta três divisões do Município, às 600 crianças que participaram no concurso de logotipos, com destaque para os três trabalhos vencedores. Um agradecimento que estendeu às Direções dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e aos professores, pelo empenho que demonstraram no envolvimento dos alunos.
João Teixeira Leite lembrou a importância dos vouchers para o Comércio Local, “estes vouchers, permitem aqui, diretamente, 150 mil euros de investimento nas lojas do nosso Centro Histórico. 75 mil euros diretos da Câmara Municipal, cada voucher custa 5 euros, mas vale 10. Multiplicado pelo número de vouchers dá 150 mil euros investidos no nosso comércio local. Na certeza também, está estudado, que quando vamos fazer as compras com esses vouchers, acabamos sempre por consumir mais. Ou seja, o efeito multiplicador dessa política pública um consumo de 300 mil euros, que é muito importante para a nossa economia”, referiu.
O Presidente da CMS dirigiu-se aos jovens alunos para lembrar que “a escola é o melhor sítio que nos dá as ferramentas para nós conseguirmos abraçar o futuro com sucesso”, acrescentado que “o professor é um pilar fundamental da nossa sociedade. E, portanto, estimem muito os nossos professores e aprendam o máximo possível com eles. Porque eles são aqueles que nos dão as ferramentas para nós termos sucesso nas nossas vidas”, sublinhou.
A cerimónia prosseguiu com a entrega de ofertas, entre as quais vouchers da Campanha, aos três alunos vencedores. Seguiu-se uma visita à Sala dos Azulejos, à Sala de Reuniões do Executivo e, por fim, à Sala do Presidente da CMS, onde João Teixeira Leite mostrou como funciona a sua rotina diária, apelando para que os jovens alunos possam um dia também abraçar a causa pública para darem os seus contributos a Santarém.
De referir que, os 600 desenhos do Concurso de Logótipos da Campanha “Este Natal, Compre Local”, vão estar expostos na sede da ACES, no Palácio do Landal (Rua Serpa Pinto 127 e 129) e podem ser visitados gratuitamente.