Dias 8 e 9 de agosto no Auditório da Escola Superior de Desporto
O CCEA – Centro de Competências de Envelhecimento Ativo é um centro protocolar que assegura a operacionalização das respostas de formação profissional e capacitação dos prestadores de cuidados a pessoas idosas, tendo sido criado pela Portaria nº 119/2023, de 11 de maio entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), a Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD -ABC) e o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.).
O CCEA tem como objetivo a promoção de uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando profissionais para que estes possam oferecer cuidados e serviços diferenciadores e de alta qualidade, que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos. Trabalhando com equipas multidisciplinares – da saúde, à educação, à psicologia, à assistência social – o CCEA pretende desenvolver abordagens inovadoras e centradas nas pessoas ao invés de nos serviços, assim como pretende afirmar-se como um centro de referência na área da formação, ajudando a promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Embora o CCEA tenha a sua sede em Loulé (Faro), encontra-se a dinamizar a sua oferta formativa através dos seus polos distribuídos por todo o território nacional. Desta forma, dispõe da possibilidade dos formadores se deslocarem às instituições para a realização da formação.
Neste momento, o CCEA disponibiliza as seguintes ofertas formativas: Cuidados à Pessoa Idosa Institucionalizada; Apoio Imediato ao Cuidador Informal; Workshop de Comunicação Centrada na Pessoa Idosa; Nutrição e Dietética na Pessoa Idosa (UFCD). Estando ativamente empenhados em desenvolver novas ofertas formativas. A formação “Cuidados à Pessoa Idosa Institucionalizada” com a tipologia teórico-prática em formato presencial destina-se a capacitar os cuidadores formais com intervenção direta nos cuidados às pessoas idosas, com a duração de 50 horas, em que 15 horas são componente teórica e 35 horas são componente prática. O objetivo desta formação é capacitar funcionários ativos das estruturas residenciais para pessoas idosas e equipamentos sociais similares, com competências técnicas e psicossociais para que estes possam oferecer cuidados e serviços de alta qualidade, que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, através de diversos conteúdos programáticos, tais como: psicologia do envelhecimento e do cuidador; cuidados com a deglutição; cuidados com a higiene oral; cuidados de higiene e conforto; cuidados com a incontinência; prevenção de quedas; cuidados com a medicação; atuação em situações de emergência; prevenção de abusos e maus-tratos à pessoa idosa, entre outros.
O “Workshop Comunicação centrada na Pessoa Idosa” é direcionado às forças de intervenção (GNR/PSP), corpos de bombeiros e proteção civil, cujos objetivos são: desenvolver competências de comunicação e abordagem junto da população idosa; sensibilizar para os sinais de demência e outras dificuldades que a população idosa enfrenta; facultar estratégias para a gestão adequada de conflitos. O Workshop é ministrado de forma e-learning e presencial, com o total de 4 horas, com os seguintes conteúdos: Envelhecimento normal e patológico; Memória e funcionamento cognitivo; Comunicação e linguagem; Gestão de conflitos; Prevenção de abusos e maus-tratos; Respostas e apoios sociais na terceira idade; Casos práticos (Componente Prática).
O “Curso de Nutrição e Dietética na Pessoa Idosa (UFCD 8911)” tem a duração de 25 horas e apresenta como destinatários os funcionários ativos ERPI e comunidade em geral com interesse na área do envelhecimento. Apresenta como objetivos descrever a roda dos alimentos adequada à população idosa e identificar os nutrientes que se encontram nos seus alimentos; reconhecer as patologias e necessidades nutricionais típicas da população idosa; preparar uma ementa de acordo com as necessidades nutricionais do idoso, tendo em conta os pressupostos de uma alimentação saudável, de acordo com as orientações do técnico responsável. É ministrada através da modalidade e-learning e presencial.
A “Formação de Apoio Imediato ao Cuidador Informal” destina-se a capacitar os cuidadores informais com intervenção direta nos cuidados às pessoas idosas, sendo ministrada em regime elearning ou presencial, com os seguintes conteúdos: Introdução aos cuidados à pessoa idosa; Nutrição e Alimentação; Cuidados com a Deglutição; Cuidados com a higiene oral; Cuidados de Higiene e Conforto; Cuidados com a pele; Cuidados com a mobilidade; Cuidados com a postura e mobilidade; Cuidados com a visão e audição; Cuidados com a incontinência; Prevenção de quedas; Cuidados com a autonomia e independência de pessoas idosas; Cuidados com a medicação; Atuação em situações de emergência. Tem direito a Certificado de Participação pelo CCEA. De ressalvar, que está agendado a Formação de Apoio Imediato ao Cuidador Informal no Auditório Silvino Sequeira da Escola Superior de Desporto de Rio Maior nos dias 8 e 9 de agosto das 9:30 às 13:00. Para mais informações e/ou efetuar a inscrição podem contactar através do 289373410 ou do email geral@cceativo.pt.
Todas as ofertas formativas disponibilizadas pelo CCEA são gratuitas e todas (excepto a de Apoio Imediato ao Cuidador Informal) conferem certificado profissional. Para conhecer melhor a oferta formativa pode contactar através dos contactos referidos anteriormente ou visitar as nossas redes sociais (facebook, instagram, linkedin) ou através do nosso website: www.cceativo.pt.