Começaram hoje, 10 de setembro, a chegar os primeiros estudantes à nova Residência do IPSantarém, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), os quais tinham à sua espera o Presidente do Politécnico de Santarém, Prof. João Moutão, o Diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Nuno Pimenta, e a Administradora dos SAS-IPSantarém, Isabel Barroso.
Fernando Proença, do Curso de Treino Desportivo, foi o primeiro aluno a candidatar-se, e dai o facto de ter sido ele, de uma forma simbólica, o primeiro a dar entrada na residência.
Em declarações ao Comércio & Notícias, o diretor do IPSantarém, João Moutão, revelou ser o “concretizar de um sonho muito antigo”, destacando “o misto de emoções ao ver a felicidade dos alunos e das suas famílias no concretizar dos seus sonhos”.
João Moutão referenciou que “o objetivo desta nova residência é permitir que os estudantes de um extrato mais carenciado não estejam sujeitos a preços de quartos incomportáveis”, lembrando que “está previsto também para breve a inauguração da residência da Câmara Municipal de Rio Maior, no Centro Histórico, para dar resposta à constante procura que existe”.
O diretor do IPSantarém entende que as novas residências não vão resolver o problema dos quartos em Rio Maior, mas são uma grande ajuda, “a escola tem neste momento cerca de 1200 alunos e a residência tem disponível 120 camas, 10% do universo escolar, o que não sendo a solução definitiva é com certeza uma grande ajuda”, realçou.
João Moutão destacou ainda o bom momento que o Instituto Politécnico de Santarém atravessa, “teve uma boa prestação no concurso nacional de acesso, nas candidaturas aos cursos técnicos superiores profissionais e nos mestrados, por isso olhamos para o futuro com muita expetativa”.
A finalizar, realçou que “o IPSantarém está a desenvolver a iniciativa de integrar uma Universidade Europeia em consórcio com outras instituições e de lançar iniciativas no âmbito da investigação, desenvolvimento e ligação com a comunidade, o que significa que são perspectivas positivas para o futuro da nossa instituição”, concluiu.