
Os postos territoriais da Guarda Nacional Republicana no Concelho de Azambuja viram, neste início de 2025, os seus meios reforçados, quer em termos de efetivos humanos quer a nível da frota automóvel.
Neste contexto, desde o passado dia 6 de janeiro, o posto da GNR de Azambuja passou a contar com mais 4 efetivos, totalizando agora 28 agentes, e o posto da GNR de Aveiras de Cima recebeu 2 novos efetivos, somando um corpo atual de 27 agentes. Relativamente ao parque automóvel, o posto de Azambuja já tem ao seu serviço uma viatura de patrulhamento nova, enquanto o posto de Aveiras de Cima irá receber, a curto prazo, igualmente, um veículo novo.
Este reforço de meios da GNR é resultado, nomeadamente, de várias diligências desenvolvidas pelo Município de Azambuja junto das instâncias superiores de âmbito nacional da área da segurança. Uma dessas diligências foi, na sequência de diversos contactos telefónicos, o agendamento e a realização a 30 de dezembro último de uma reunião com o responsável máximo do Comando Territorial de Lisboa da GNR – Tenente-Coronel Clara da Fonseca, na qual o Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, e a Vereadora do pelouro da Segurança – Ana Coelho, expressaram e evidenciaram a necessidade de aumentar a capacidade de resposta dos postos aqui instalados face à realidade e aos desafios com que se depara o Concelho de Azambuja.
O Município de Azambuja congratula-se com a sensibilidade demonstrada e com a resposta positiva das autoridades nacionais ao apelo dos autarcas, e continuará atento e proativo na busca de soluções para os problemas que afetam as nossas populações, quer na segurança quer em qualquer outra área.
