
A Polícia de Segurança Pública de Leiria informou que no passado dia 9 de fevereiro, um grupo de cerca de quinze adeptos da UD Leiria, atacou a viatura de transporte da equipa de arbitragem, à saída do Estádio Municipal de Leiria.
Esta situação ocorreu no final da partida com o FC Porto B, quando o árbitro do encontro e a sua restante equipa abandonavam a cidade de Leiria, acompanhados por um motociclista da PSP.

Este grupo de adeptos, vestidos de preto e encapuzados, acercou-se repentinamente da viatura, pontapeando-a e insultando o árbitro da partida. Esta ação durou apenas uns segundos, uma vez que a viatura, apesar da sua circulação ter sido condicionada, rapidamente retomou o seu andamento normal, seguindo diretamente para a Esquadra da PSP de Leiria, para aí, se inteirarem dos danos provocados na viatura (pequenas amolgadelas na carroçaria).
De imediato, os polícias de serviço ao policiamento no estádio, encetaram uma perseguição apeada a estes adeptos, logrando alcançar dois deles, enquanto os restantes conseguiram colocar-se em fuga. Conduzidos à referida esquadra para efeitos de identificação e revista, foi possível apurar que estes adeptos pertencem ao Grupo Organizado de Adeptos (GOA), não registado na Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), denominado Armata Ultra, afeto à UD Leiria, estando um deles já referenciado pela prática de comportamentos associados à violência no desporto.
Na posse deste mesmo adepto encontravam-se ainda dois artefactos pirotécnicos, considerados objetos de posse e deflagração proibida em contexto desportivo e que foram imediatamente apreendidos.
Como resultado das diligências imediatas, a PSP de Leiria conseguiu já identificar mais dois presumíveis autores deste ataque, continuando empenhada no esforço de identificação de todos os suspeitos e no desenvolvimento desta investigação para responsabilização dos autores deste crime.
