
“Cidadãos mais aptos criam, sem dúvida, comunidades mais resilientes”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, teve lugar no passado sábado, 8 de março, a 2ª edição da ação “Mass Training” em Suporte Básico de Vida.
Uma iniciativa realizada pelo Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Rio Maior, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, da Delegação de Rio Maior da Cruz Vermelha Portuguesa e do Centro de Formação Lezíria Oeste, e que, à semelhança da edição anterior, foi dividida numa componente teórica e outra prática, ministradas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior.
Uma manhã de trabalho e aprendizagem que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e da vereadora Leonor Fragoso, durante a parte teórica, ministrada por Samuel Dias, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.
O presidente Filipe Santana Dias aproveitou ainda a oportunidade para falar aos formandos do Programa de Desfibrilhação Automática Externa, uma aposta do Município que conta já com desfibrilhadores instalados na Praça da República, na zona exterior do campo de treinos e Pavilhão Polidesportivo, junto à Escola Secundária, e na Praça do Comércio.
A formação DAE promovida pelo Município de Rio Maior, permitindo aos riomaiorenses adquirirem a certificação de forma gratuita, teve uma adesão positiva e pretende continuar a capacitar cidadãos para que possam dar resposta às situações de paragem cardiorrespiratória nas proximidades dos DAE até à chegada dos meios de emergência médica.
No entender do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior “cidadãos mais aptos criam, sem dúvida, comunidades mais resilientes”. Filipe Santana Dias agradeceu “a todos os que decidiram num gesto altruísta, disponibilizar-se para aprender técnicas que podem contribuir decisivamente para salvar a vida de um seu semelhante”.
O autarca riomaiorense agradeceu também aos formadores “por partilharem gratuitamente os seus conhecimentos”, salientando que “a peça mais importante de qualquer sistema de proteção civil é sem dúvida o cidadão. Proteção civil somos mesmo todos nós”, concluiu.
Para saber mais sobre este Programa, ou demostrar a sua disponibilidade para nele participar, pode contactar protecaocivil@cm-riomaior.pt.
