Por Lusa
Gracinda Marina Castelo da Silva é uma das vítimas no acidente aéreo de sexta-feira no estado de São Paulo, Brasil, que causou a morte das 62 pessoas a bordo. Na lista de passageiros está também o marido, Nélvio José Hubner, com quem tinha três filhos, de 26, 20 e 11 anos.
Com 48 anos, a portuguesa de dupla nacionalidade tinha família na Nazaré e era pré-candidata a vereadora em Toledo, no Paraná, pelo partido Movimento Democrático Brasileiro. Tinha um doutoramento em engenharia química e era professora daquela área na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
No início de 2022, passou por Portugal, tendo partilhado nas redes sociais alguns dos restaurantes que visitou em Lisboa. A professora partilhava frequentemente as suas viagens de mota com o marido assim como o trabalho que tem vindo a desenvolver com a Prefeitura de Toledo.
No Facebook, o prefeito do município de Toledo, Beto Lunitti, deixou uma nota de pesar pela morte do casal, expressando a sua solidariedade à família e amigos de Gracinda e Nélvio, procurador municipal e funcionário da prefeitura casado com a portuguesa há 25 anos.
Num comunicado na rede social X, o ministério dos Negócios Estrangeiros já apresentou as condolências a Gracinda Marina Castelo da Silva assim como o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que em nome pessoal expressou as “mais sinceras condolências à família da Senhora Gracinda Castelo Silva, pelo trágico falecimento no acidente aéreo em São Paulo”, depois de na sexta-feira ter endereçado uma mensagem de condolências a Lula da Silva.