No âmbito dos trabalhos de requalificação da Igreja Matriz de Alcanede, o Executivo Municipal de Santarém deliberou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 25.989,86 euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede, para fazer face às despesas da intervenção.
Uma obra que vai permitir devolver este espaço de culto religioso à população de Alcanede e a quem visita a Igreja Matriz, que “foi Comenda da Ordem de Avis. Segundo diversas opiniões o fundador desta igreja foi D. Afonso Henriques, que terá feito por volta de 1163, data da doação régia do foro eclesiástico da vila alcanedense ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”.
Entre os vários pontos de interesse, a Igreja possui no seu interior, “imagens de Santa Clara (no altar esquerdo da nave), de São Francisco de Assis (em frente à imagem de Santa Clara), representação do Sagrado Coração de Jesus (no retábulo do lado direito da capela-mor) e do lado direito da capela-mor da padroeira da Igreja Matriz: Nossa Senhora da Purificação.
No exterior, “a Igreja Matriz de Alcanede tem um ar altivo, tendo uma torre sineira, onde o sino é visível em três dos seus lados, e uma cruz de Cristo no seu topo. É acompanhada ainda de dois enormes pinheiros mansos de ambos os lados, imagem que a caracteriza”.