

GNR alerta que este grupo internacional para além de burlas praticadas com alegados serviços de alcatroamentos está agora também a “oferecer” serviços de pintura
O “gangue do alcatrão” está de novo em ação em Portugal, tendo há cerca de um mês visitado, em Rio Maior, uma empresa de prestação de serviços elétricos, propondo-se alcatroar o parque de estacionamento.
Fonte da GNR disse ao Comércio & Notícias que há sensivelmente dois anos o “gangue do alcatrão” tinha já burlado uma empresa localizada junto à Zona Industrial de Rio Maior.
Recentemente a GNR de Rio Maior indentificou quatro indivíduos de nacionalidade romena, pertencentes a este grupo internacional, que se faziam transportar num veículo automóvel alugado, de matrícula italiana.
Tudo começa com um homem estrangeiro, que apenas fala inglês, a disponibilizar-se para efectuar, de graça ou a preços muito reduzidos, serviços de asfaltamento com alcatrão que tinha sobrado de uma obra.
O modus operandi estará associado a várias burlas e crimes de extorsão idênticos aos ocorridos em Portugal recentemente assim como em vários países europeus, em que as vítimas são, habitualmente, pequenos empresários e proprietários de herdades que dispõem de locais por alcatroar ou com o piso alcatroado em más condições, designadamente estacionamentos ou acessos a casas ou empresas.
Sem qualquer intenção de realizarem o trabalho exercem ameaças de agressão física e de incêndio de bens às vítimas que se recusavam a pagar-lhes.
De realçar que este grupo internacional é composto por indivíduos de diversas nacionalidades, nomeadamente, polacos, romenos, irlandeses, e outras, sendo que nos últimos anos vários elementos foram detidos em Portugal pelas autoridades.
A GNR alerta ainda que este grupo, para além da “oferta” da prestação de serviços de alcatroamentos está agora também a propor às vítimas serviços de pintura.
Fique atento, e se for abordado nestas circunstâncias contacte imediatamente as autoridades.















