Destaque para a peruana Kimberly García, líder do ranking mundial, numa prova com cerca de 60 atletas
O auditório do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior recebeu ontem a apresentação da 31.ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior, numa sessão conduzida pelo Administrador da Desmor, Miguel Pacheco, e na qual marcaram presença, na mesa de honra, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, a ex-atleta riomaiorense, campeã mundial, Inês Henriques, e o treinador equatoriano Andrés Chocho.
Destaque ainda para as presenças do Vice-Presidente do Município de Rio Maior, Lopes Candoso e dos Vereadores Miguel Santos e Carla Dias, do Diretor Técnico da competição, Hugo Dinis, do Presidente da Associação de Atletismo de Santarém, Eduardo Gonçalves e ainda do treinador e ex-diretor da prova, Jorge Miguel.
O Presidente da autarquia riomaiorense disse “serem esperadas milhares de pessoas para assistir a esta prova”, tendo salientado que “Rio Maior tem tentado e conseguido a sua afirmação no país e no mundo como um concelho do desporto, tendo a marcha se tornado como fator diferenciador”.
Já o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo começou por elogiar o trabalho desenvolvido pelo treinador Jorge Miguel, realçando que “Rio Maior é uma referência na marcha, tanto a nível nacional como internacional”.
Por sua vez o administrador da Desmor realçou que “estão reunidas todas as condições para que esta seja uma das melhores edições de sempre”.
Já retirada da alta competição, Inês Henriques emociou-se quando recordou as provas disputadas na cidade que a viu nascer, “marchar em Rio Maior tinha um significado diferente”, salientando que “mesmo que não estivesse nas melhores condições queria sempre participar”.
A prova vai disputar-se amanhã, 11 de maio, nas ruas centrais da cidade de Rio Maior, sendo que o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha tem a categoria de Gold Level RW Event, integrado no World Race Walking Tour da World Athletics, considerada uma das cinco melhores provas a nível mundial.
Paralelamente, irá decorrer o 39.º Campeonato Nacional de Marcha em 20 Kms e as provas de promoção em todos os escalões, contando já com um excelente registo de inscrições nacionais e internacionais.
Destaque para a participação da n.º 1 do ranking mundial, a peruana, Kimberly García, assim como da brasileira Érica Sena e do equatoriano Brian Pintado, nomes mais sonantes entre o vasto grupo de atletas que se apresentarão na linha de partida.
Recorde-se que Kimberly García já venceu o Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior eu duas ocasiões (2017 e 2022), igual feito conseguido por Brian Pintado, que venceu as últimas duas edições.
Destaque ainda para as participações da riomaiorense Inês Mendes, e de Vitória Oliveira e Carolina Costa, entre outros atletas nacionais de destaque, que procuram ainda a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. De fora fica o riomaiorense João Vieira que se encontra lesionado.
Nas competições principais vão competir 60 marchadores, oriundos de 11 países. Com as provas de promoção, no total, estarão em competição, durante a tarde, cerca de 118 atletas.
Para toda a população de Rio Maior, ao longo do dia, vão acontecer uma série de atividades no Jardim Municipal 25 de Abril, com workshops, pilates e muitas outras iniciativas que combinam o desporto e o lazer. A equipa de técnicos do programa Mais Desporto, Mais Saúde Rio Maior espera por todos, para um dia em cheio.
O evento é uma co-organização entre o Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.
De realçar ainda que a Câmara Municipal de Rio Maior procedeu a alguns melhoramentos nas vias onde a prova se irá desenrolar, de forma a dar uma melhor segurança aos atletas.