
É a primeira unidade de produção de cristobalite em Portugal e a quinta no Mundo
O Grupo Parapedra, liderado pelo conceituado empresário riomaiorense Manuel Nogueira Pinheiro, reuniu na última quarta-feira, 23 de abril, na Zona Industrial de Rio Maior, cerca de seis centenas de convidados para a inauguração de uma nova unidade fabril da Sifucel, destinada à produção de cristobalite.
Manuel Pinheiro e o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, descerraram uma placa alusiva ao ato, tendo nessa mesma ocasião o Rev. Padre Sérgio, acompanhado por Frei Paolo Beretta benzida esta nova unidade fabril, seguindo-se uma visita guiada às novas instalações.

Nesta cerimónia marcaram presença para além de Manuel Pinheiro, a sua esposa Preciosa Pinheiro, os filhos Pedro e Gonçalo Pinheiro, o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura Rodrigues, o Administrador Executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Paulo Rios de Oliveira, o representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), José Alho, o representante da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Ferreira da Costa, os Deputados da Assembleia da República eleitos pelos círculos de Santarém, Isaura Morais e Ricardo Oliveira (PSD) e Pedro Correia (CHEGA), o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, os Vereadores, Lopes Candoso, Miguel Santos, Carla Dias, Leonor Fragoso, Miguel Paulo e Susana Gaspar, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, Tiago Martins, e diversos autarcas de concelhos vizinhos, para além de muitos outros ilustres convidados.

A anteceder o almoço-convívio, usaram da palavra o fundador da empresa, Manuel Pinheiro, o presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, tendo sido destacada a importância desta empresa e deste tipo de investimento para Rio Maior e para o país.
Manuel Pinheiro realçou que “esta nova unidade de produção nacional, única em Portugal, a 3.ª na Europa e 5.ª no Mundo, enche o Grupo PARAPEDRA de um profundo orgulho e, certamente, que enche também o tecido industrial português, pois coloca-nos a competir, globalmente, no mercado da cristobalite de qualidade superior”.
O empresário explicou que este produto, “um quartzo praticamente puro, com uma brancura excepcional e absolutamente essencial para a produção de silestone e tintas, é concebido a partir de areias siliciosas de extrema qualidade extraídas na nossa concessão e mina de “VIA-VAI”, situada a poucos metros do local onde nos encontramos”.
Prosseguindo, Manuel Pinheiro informou que “foi realizado um investimento de aproximadamente 30 milhões de euros e após o comissionamento da fábrica, em 2022, foram iniciados os primeiros testes industriais. Logo depois, a unidade entrou em plena produção. Desta, cerca de 80% é para exportação, para o mercado global”, frisando que “sem querer menosprezar os outros países, colocamos em evidência os nossos clientes em Espanha, Itália, Reino Unido, França, Turquia, China, Índia, Marrocos, Argélia, Angola, Moçambique, Estados Unidos da América, Israel, Brasil e Argentina”.
A concluir, Manuel Pinheiro destacou que “a nossa produção é direcionada e vocacionada, essencialmente para as indústrias do vidro (plano e de embalagem), cristalaria, cerâmica, fundição, tintas, silestone, agricultura, ração animal, cimenteira, cosmética e construção civil”, revelando que “o objectivo a curto, médio e longo prazo é a sustentabilidade do Grupo, da Região, do País e do Planeta, pois não haverá um plano B”, concluiu.
Sediada em Rio Maior, a Parapedra é a empresa fundadora do grupo e pioneira na extração e transformação de pedra calcária e seus derivados.
Opera a sua Unidade de Extração na Serra dos Candeeiros, uma zona geológica privilegiada pela elevada qualidade das matérias-primas, e centraliza a transformação e logística na Unidade do Casal da Fisga, garantindo uma operação eficiente e precisa.
O portefólio é vasto e diversificado, abrangendo calcários, dolomites, mármores, sienitos, britas, tout-venant, pó de pedra, filler e o inovador Filler Black, tornando a Parapedra um parceiro essencial para múltiplas indústrias.
Com um processo produtivo continuamente aperfeiçoado, destaca-se pela produçãode pedra calcária altamente calibrada e selecionada, investindo na identificação de novas aplicações e mercados para os seus produtos.
De salientar que o Grupo PARAPEDRA, facturou 80 Milhões de Euros em 2024, contando ao seu serviço mais de 300 colaboradores directos (e outros tantos indirectos) diariamente, nas suas várias Unidades de Extracção, Produção, Controlo, Investigação & Desenvolvimento e Gestão, nos municípios de Rio Maior, Alcobaça, Santarém, Caldas da Rainha, Alcácer do Sal, Grândola, Porto de Mós e Pombal. O Grupo tem a Certificação ISSO 9001 e dispõe de dois Centros de Excelência acreditados e certificados pelo IPAC.

A empresa Sifucel é especializada na extração e transformação de areias siliciosas, que se tem afirmado como uma referência no setor, graças à elevada qualidade dos seus produtos e à constante inovação nos processos produtivos. A unidade localizada em Rio Maior recorre a um sistema de dragagem por pipeline, uma solução eficiente e ambientalmente responsável que garante a sustentabilidade da operação.
A Sifucel Silicas é um dos principais produtores de cristobalite a nível mundial. A cristobalite é um mineral polimorfo de silica que se forma a temperaturas extremamente elevadas. O processo de transformação desta matéria-prima ocorre na Unidade de Tratamento Térmico, onde a areia siliciosa de elevada pureza é submetida a um rigoroso processo de calcinação, a cerca de 1500 graus celsius.
















