
Após a passagem da Depressão Kristin que deixou estragos bastante avultados no concelho de Rio Maior, o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias, deixou rasgados elogios a todos os agentes da proteção civil.
“O evento meteorológico que assolou o nosso país, teve particular gravidade no nosso território e nas nossas infraestruturas. É com um orgulho muito grande que constato que, mais uma vez, a Proteção Civil em Rio Maior funcionou”, revela o autarca riomaiorense, que diz que “foi preparado com antecedência, e com os dados que tínhamos disponíveis, todo o evento. Encerrámos áreas de expectável perigo, preparámos equipas e equipamentos, mantivemos um estado de prontidão imediato e agimos consoante o plano que tínhamos traçado”.
Na sua comunicação, Santana Dias refere: “Uma nota importante é a verificação de que, apesar da extrema gravidade do ocorrido, apenas tivemos um ferido leve, provocado pelo arrastamento de uma estrutura de cobertura. Não há mais vítimas de qualquer tipo a registar. Uma benção”.
O autarca diz ainda que “os Riomaiorenses acordaram, na manhã de dia 28, com uma cidade com muitos danos, mas com todas as vias principais circuláveis, com as maiores ameaças mitigadas e com o mínimo de contratempo às suas vidas. E isto, caros amigos, só foi possível devido ao trabalho de muitas dezenas de pessoas, a quem só posso estar, de forma muito convicta e emocionada, agradecido”, proseguindo: “Agora… agora está tudo por fazer… temos uma cidade e freguesias para reerguer. Temos um sem fim de trabalhos para realizar, e sem dúvida, muito investimento pela frente”.
Filipe Santana Dias refere também que “ultrapassado que está o momento de crise, a fase emergente, temos as nossas prioridades bem definidas! Neste momento, e devido à falta de fornecimento de energia elétrica, estamos a solucionar os problemas de abastecimento de água, que ocorrem em alguns pontos do Concelho, e isto só é possível porque, mais uma vez, planificámos a tempo, com a aquisição de equipamentos para o efeito. Depois recuperaremos infraestruturas e imediatamente a seguir reinvestiremos na reposição da boa imagem do nosso território”.
O autarca riomaiorense destaca que “todas as equipas permanecem no serviço: reposição de serviços básicos, limpezas, cortes de árvores, retirada de elementos afetados, enfim… tudo!, realçando que “ontem, hoje e os próximos tempos (largos) serão dias de muito trabalho, mas quero deixar hoje o agradecimento profundo, em meu nome e em nome de Rio Maior, a todos os que participaram e continuam a participar nesta recuperação”.
A finalizar, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior deixou um enorme agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, aos funcionários do Municipio de Rio Maior, operacionais do estaleiro, proteção civil, vereadores, gabinete, a todas as Freguesias e aos eleitos das mesmas, à equipa de sapadores da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, aos Amigos da Floresta de São Sebastião, à Delegação de Rio Maior da Cruz Vermelha Portuguesa, à Guarda Nacional Republicana, e aos vários voluntários que de forma anónima participaram e continuam a participar na recuperação de Rio Maior.
“Todos juntos, trabalharemos para recuperarmos este nosso querido território! A todos muito obrigado”, conclui o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.















