Por João Maurício
Partiu um profundo conhecedor da História das Invasões Francesas em Rio Maior.
Faleceu a 14 de dezembro último o historiador António Pedro Vicente. Nasceu em Águeda, em 1938. Era filho de Arlindo Vicente, advogado e opositor ao Estado Novo e que foi candidato à Presidência da República, em 1958, tendo desistido a favor do general Humberto Delgado.
O historiador António Pedro Vicente foi, também durante a ditadura, um oposicionista, o que lhe trouxe vários dissabores. Era licenciado em História e doutorado na mesma área numa universidade francesa. Foi professor durante muitos anos na Universidade Nova de Lisboa.
A 26 de julho de 2007 esteve entre nós, na Biblioteca Municipal, onde proferiu uma palestra intitulada “Rio Maior no tempo de Napoleão” a convite do extinto Centro de Estudos Riomaiorenses. O Dr. António Pedro Vicente foi brilhante, mostrando ser um verdadeiro conhecedor das invasões francesas nas terras riomaiorenses.
Desapareceu um dos maiores especialistas portugueses nesta temática. Dos seus imensos trabalhos destacamos a obra “Anunciando as Invasões Francesas – o domínio inglês em Portugal”.
O Dr. António Pedro era um docente reconhecido nos meios académicos pelo seu rigor científico. Era, também, muito discreto, sereno e inteligente como é apanágio dos grandes historiadores.